Por Um Punhado De Dólares

poster filme por um punhado de dólares
título original: Per un pugno di dollari
gênero: Faroeste
duração: 1h 39 min
ano de lançamento: 1964
estúdio: Jolly Film
direção: Sergio Leone
roteiro: Adriano Bolzoni, Mark Lowell, Víctor Andrés Catena, Sergio Leone, Jaime Comas Gil, Akira Kurosawa, Fernando Di Leo, Ryûzô Kikushima, Duccio Tessari, Tonino Valerii
fotografia: Massimo Dallamano, Federico G. Larraya


Um pistoleiro barra pesada chega a uma cidade em guerra. Quando ambas as partes descobrem seu potencial como matador fazem propostas para contratá-lo e ele vê uma oportunidade de ganhar em dobro trabalhando para os dois lados.

Por Um Punhado De Dólares é o primeiro filme da trilogia "do homem sem nome", seguido de "Por Uns Dólares A Mais" e "Três Homens Em Conflito". Eu fiz o caminho inverso, primeiro assisti ao terceiro filme e, por último, vi o primeiro. Mas isso não interfere na história, pois sua única ligação é o personagem principal.

Interessante observar que este filme é um remake de Yojimbo de Akira Kurosawa. Não o assisti, mas é curioso observar que um marco entre os filmes de faroestes não é tão original assim. Isso, e mais alguns outros exemplos de cópias de Hollywood vindas da Ásia, me fazem querer prestar mais atenção aos filmes de lá. Como a proposta de fazer uma versão americana de "Parasita" ou o live action de "Ghost In Shell" que foi feito com Scarlett Johansson.

E confesso que, dos três, Por Um Punhado De Dólares, foi o que menos me prendeu a atenção. Achei o roteiro um pouco bagunçado, de cara temos a sensação que Clint Eastwood chegou ao lugar já acertado com uma das famílias, depois que vamos entender que não.

Ainda assim, é um bom passatempo assim como todos os outros de Sergio Leone. Até porque temos aquele que acredito ser o vilão querido do diretor: Gian Maria Volontè.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e fIcha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...