Quebrando Mitos

poster filme quebrando mitos
título original: Quebrando Mitos: A Frágil e Catastrófica Masculinidade de Bolsonaro
gênero: Documentário
duração: 03h 13min
ano de lançamento: 2022
estúdio: Stone Village Films
direção: Fernando Grostein Andrade, Fernando Siqueira
roteiro: Fernando Grostein Andrade, Ligia Mesquita, Joaquim Salles, Gabriel di Millo
fotografia: Leonardo Pirondi, Alexandre Ramos


Após receber ameaças e se mudarem para a Califórnia, o casal de diretores decidem fazer um documentário expondo os pontos frágeis da masculinidade de Bolsonaro que acabam tendo efeitos catastróficos na forma de gerir o país.

As pautas levantadas pelo documentário Quebrando Mitos são importantes e podem levar muitas pessoas leigas a enxergarem questões que não conseguiam ver.

Porém, para aqueles que já são críticos do atual governo, nada de novo é apresentado e algumas outras pautas, para além da de gênero, acabam sendo deixadas de lado. Isso não faz com que o documentário não tenha sua relevância e não exponha pontos indigestos de assistir, muito pelo contrário.

Mas não podemos esquecer que a narrativa é feita do ponto de vista de um homem, ainda que gay, mas branco, rico e liberal. E isso explica porque muitas outras pautas sociais são deixadas de lado.

O cenário dos documentários nacionais tem insistido no formato de misturar a vida, privilegiada, pessoal com o cenário macro do país. Funciona e traz mais envolvimento do público, mas talvez esteja ficando repetitivo.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...