O Animal Cordial

poster filme o animal cordial
título original: O Animal Cordial
gênero: Suspense, terror
duração: 1h 38 min
ano de lançamento: 2017
estúdio: RT Features
direção: Gabriela Amaral Almeida
roteiro: Gabriela Amaral Almeida, Luana Demange
fotografia: Barbara Alvarez
direção de arte: Denis Netto


São Paulo, um restaurante de classe média é invadido por assaltantes. Dono, funcionários e clientes são rendidos. Inácio, o dono, então toma atitudes que aflorarão as verdadeiras relações entre eles.

Soube desse filme quando fui cobrir o Festival Sesc de Melhores Filmes. Inclusive, na época, fiquei impressionada com a quantidade de filmes de terror nacionais que vêm surgindo.

Porém, ao contrário de "As Boas Maneiras" onde mais ri do que me apavorei, O Animal Cordial alcança o que se espera dele.

Com um pequeno orçamento, e se passando o tempo todo dentro de um único ambiente, a produção conseguiu construir uma trama que prende a atenção e cria uma enorme tensão.

O enredo levanta ali, de forma leve e não aprofundada, pontos de conflitos de classe que ajudam a construir o suspense. Mas acredito que o que mais fica visível são as barreiras sociais que nos fazem sermos cordiais ou animais em público e como essas se rompem com um gatilho, no caso do personagem Inácio.

Inclusive, Murilo Benício está ótimo no papel, intercalando muito bem a insanidade com o autocontrole - seu personagem,me parece flertar com "Psicopata Americano" e "Um Dia De Fúria". Irandhir Santos é outro que sempre merece destaque, sempre se entrega completamente a seus papéis.

A trilha sonora é um ponto chave na construção do suspense e ajuda a conduzir a trama de forma complementar.

Tenho apenas algumas poucas críticas, onde revelarei pontos do filme então: [/SPOILER] Para variar o cinema nacional precisa colocar cenas de sexo completamente aleatórias no enredo, no meu ponto de vista a cena de sexo entre Inácio e Sara é completamente dispensável e não agrega em nada ao filme. Como Djair, todo amarrado, consegue se livrar de Inácio e ainda amarrá-lo? Na última sequência, Sara esfaqueia Inácio e, após isso, o coloca em cima de uma mesa - que força! [\SPOILER].

Porém, ainda que tendo esses pontos desamarrados, acredito que O Animal Cordial é uma grata surpresa e uma ótima revelação do cinema recente brasileiro.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...