Pantera Negra

poster filme Pantera negra
título original: Black Panther
gênero: Aventura, Ação
duração: 2hr 14 min
ano de lançamento: 2018
estúdio: Marvel Studios, Walt Disney Pictures
direção: Ryan Coogler
roteiro: Ryan Coogler, Joe Robert Cole, Stan Lee, Jack Kirby
fotografia: Rachel Morrison
direção de arte: Hannah Beachler


Após uma tragédia, o príncipe TChalla assume o trono de Wakanda. Porém, antes, ele precisa passar por um teste final. Em confronto com sua própria família, TChalla precisará reunir aliados e usar todo o poder do Pantera Negra para defender Wakanda de uma ameaça que vem tanto de fora como de dentro.

O personagem Pantera Negra foi muito bem apresentado - e de forma simples, rápida e completa - em "Capitão América: Guerra Civil". O que temos aqui é um desenvolver maior daqueles acontecimentos e suas consequências, principalmente para TChalla e Wakanda, porém também para todo o universo Marvel.

Mas esse filme ultrapassa as questões relacionadas aos super-heróis e a seu universo ficcional. A importância desse filme extrapola o MCU. Na época em que foi lançado nos quadrinhos, Pantera Negra trouxe muitas questões raciais dos EUA. E aqui não é diferente.

A importância da representatividade negra deste filme é inigualável. Não só traz pautas de questões raciais dos EUA, mas traz representatividade e diversidade ao universo dos heróis, como também levanta questões sobre o que é ser africano e seu significado na origem de um povo.

O enredo é empolgante e insere uma jornada do herói completa e universal, fácil de acompanhar. Ainda assim, o destaque do filme fica em seus detalhes. Todo o trabalho de direção de arte, trilha sonora e figurino é tão milimetricamente calculado que fica difícil não se sentir parte de Wakanda. Não atoa eles ganharam nessas categorias no Oscar 2019.

Outro ponto alto é o elenco. Chadwick Boseman é altivo, sábio e forte como um rei deve ser, porém sem exageros. Lupita Nyong'o é aquela mocinha no ponto certo - correta e boa, mas forte. É lindo ver o apoio nerd/hacker do protagonista ser desempenhado por uma mulher, ainda mais por uma atriz como Letitia Wright, que traz um carisma inigualável a personagem.

Do lado dos vilões temos Michael B. Jordan que trabalha de forma excelente e faz um contraponto perfeito ao Pantera Negra. Sim, ele é ruim, porém ele tem os mesmos princípios do protagonista, mas os subverte e puxa uma reflexão sobre as formas de ver as questões raciais trazidas pelo filme. Também temos desse lado Andy Serkis, que retorna após "Vingadores: Era de Ultron", ainda em busca de vibranium. Um dos poucos personagens brancos da trama, ele também traz muitas questões raciais, ainda que de forma velada, e com um certo humor.

Na minha opinião a importância desse filme é muito maior do que o enredo geral do universo Marvel.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...