Trama Diabólica / Jogo Mortal

poster filme trama diabólica jogo mortal
título original: Sleuth
gênero: Suspense
duração: 02h 18in
ano de lançamento: 1972
estúdio: Palomar Pictures International
direção: Joseph L. Mankiewicz
roteiro: Anthony Shaffer
fotografia: Oswald Morris
direção de arte: Ken Adam


O cabeleireiro Milo é amante da esposa do escritor Wyke. Quando ele vai até a casa deste, para buscar alguns itens da amada, inicia-se um jogo complexo entre eles, onde um tenta ludibriar o outro.

Trama Diabólica, também traduzido como Jogo Mortal, é uma adaptação de um sucesso da Broadway feita, segundo o "1001 filmes para ver antes de morrer", pelo diretor ideal: Joseph L. Mankiewicz, conhecido por valorizar diálogos inteligentes e elaborados.

Em um filme com apenas dois atores, os diálogos são u ponto crucial para prender a atenção e conduzir o filme, junto as atuações de primeira de Laurence Olivier e Michael Caine.

Inclusive, é curioso observar que Caine atuou em duas adaptações desta peça, na segunda, algumas décadas depois, no papel de Wyke no filme "Um jogo de vida ou morte''.

O que considero a maior diferença entre essas duas versões é que nesta temos uma ambientação mais caótica e caricata, o que ajuda a trazer um dedinho de sarcasmo e humor, sem deixar de lado o suspense e a referência teatral. Enquanto na versão mais recente eles focam muito no teatro e no suspense, deixando tudo mais sombrio.

Trama Diabólica, mesmo ambientado quase todo em um único cômodo, com doi personagens e mais de 2h de duração, passa muito rapidamente. Prende a atenção e nos entrega uma produção de qualidade em todos os âmbitos.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...