A Canção Da Estrada

poster filme a canção da estrada
título original: Pather Panchali
gênero: Drama
duração: 02h 05min
ano de lançamento: 1955
estúdio: Government of West Bengal
direção: Satyajit Ray
roteiro: Satyajit Ray,Bibhutibhushan Bandyopadhyay
fotografia: Subrata Mitra
direção de arte: Bansi Chandragupta


Início do século XX, em um vilarejo pobre na Índia Apu vive com seu pai, um escritor e sacerdote sonhador, sua mãe, uma mulher que faz de tudo pela sobrevivência da família, e sua irmã, uma jovem que sonha com uma vida melhor.

A Canção Da Estrada é o filme de estreia do diretor Satyajit Ray e o primeiro da Trilogia de Apu, ou trilogia da desgraça como alguns chamam.
 
Por um erro, comecei pelo último, "O Mudo de Apu", então agora já sei o início e o fim da vida do protagonista, falta conhecer o meio com "O Invencível".

Ainda que retratando integralmente um cenário decadente e um grupo de pessoas que passam por dificuldades, realidade que ainda é constante em várias regiões da Índia, o roteiro nos consegue passar um lirismo e uma delicadeza nesse retrato.

Toda a fotografia é construída para valorizar as locações e emoções de cada cena. Destaco o momento em que Apu e sua irmã correm entre campos, até chegarem a beira do trilho de trem e vê-lo passando.
Seu rito lento ajuda a construir as reações entre os personagens e desenvolver a empatia por cada um deles. A trilha sonora colabora muito na construção do clima do filme.

A Canção Da Estrada não alçou reconhecimento mundial e do Festival de Cannes a toa, merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...