título original: Apur Sansar
gênero: Drama
duração: h 45min
ano de lançamento: 1959
estúdio: Satyajit Ray Productions
direção: Satyajit Ray
roteiro: Satyajit Ray, Bibhutibhushan Bandyopadhyay
fotografia: Subrata Mitra
direção de arte: Bansi Chandragupta
Apu, um recém formado estudante, desempregado e que sonha em ser escritor, vai ao casamento de uma prima de um amigo e acaba se tornando o noivo. Mesmo relutante, ele aceita e a leva com ele para Calcutá.
O Mundo De Apu é a conclusão da trilogia de Satyajit Ray e eu só descobri isso quando terminei o filme. Vendo me pareceu um filme que dá para assistir de forma independente, mas lendo sobre o filme percebi que perdi boa parte da construção da personalidade do personagem que ocorre em "A Canção da Estrada" e "O Invencível".
Mesmo assim, se trata de um filme muito tocante que, ainda que nos mostre elementos sociais tipicamente indianos, reflete dramas e dores vividas em qualquer canto do mundo. A construção de um relacionamento, tanto amoroso quanto de pai e filho, a perda de um ente amado, a reconstrução da vida.
Para ajudar, as atuações são delicadas e ternas, o que facilita muito o envolvimento com a história.
Essa trilogia foi a responsável por apresentar o diretor e o cinema indiano ao mundo, só por isso, já mereceria estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", mas está lá com certeza por ser uma história universal.
gênero: Drama
duração: h 45min
ano de lançamento: 1959
estúdio: Satyajit Ray Productions
direção: Satyajit Ray
roteiro: Satyajit Ray, Bibhutibhushan Bandyopadhyay
fotografia: Subrata Mitra
direção de arte: Bansi Chandragupta
Apu, um recém formado estudante, desempregado e que sonha em ser escritor, vai ao casamento de uma prima de um amigo e acaba se tornando o noivo. Mesmo relutante, ele aceita e a leva com ele para Calcutá.
O Mundo De Apu é a conclusão da trilogia de Satyajit Ray e eu só descobri isso quando terminei o filme. Vendo me pareceu um filme que dá para assistir de forma independente, mas lendo sobre o filme percebi que perdi boa parte da construção da personalidade do personagem que ocorre em "A Canção da Estrada" e "O Invencível".
Mesmo assim, se trata de um filme muito tocante que, ainda que nos mostre elementos sociais tipicamente indianos, reflete dramas e dores vividas em qualquer canto do mundo. A construção de um relacionamento, tanto amoroso quanto de pai e filho, a perda de um ente amado, a reconstrução da vida.
Para ajudar, as atuações são delicadas e ternas, o que facilita muito o envolvimento com a história.
Essa trilogia foi a responsável por apresentar o diretor e o cinema indiano ao mundo, só por isso, já mereceria estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", mas está lá com certeza por ser uma história universal.
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