Mussum, o Filmis

poster fime mussum o filmis
título original: Mussum, o Filmis
gênero: Drama, Biografia
duração: 01h 56 min
ano de lançamento: 2023
estúdio: Camisa Listrada
direção: Silvio Guindane
roteiro: Paulo Cursino
fotografia: Nonato Estrela
direção de arte: Rafael Targat


O menino Antônio Carlos vive uma vida simples, apaixonado por samba e futebol, a mãe quer que ele estude. Já dentro de aeronáutica, ele divide sua vida entre o quartel e o grupo Originais do Samba. Com o tempo, seu humor e talento começam a chamar a atenção, e aos poucos nasce Mussum.

2023 veio como o ano dos filmes nacionais biográficos, principalmente de artistas que mexeram muito com o público jovem dos anos 1980/1990. Depois da grande experiência que foi assistir "Nosso Sonho", estava ansiosa para ver Mussum, o Filmis, principalmente por apenas ler críticas muito animadas e emocionadas com a produção.

Para começar, o que posso dizer, é que acertaram em cheio. Esse é um filme homenagem, um filme nostalgia. Se prepare para ver uma produção que irá reverenciar um dos maiores humoristas negros brasileiros que já existiu.

É muito bonito ver sua história de superação, a relação delicada e dedicada que Mussum tinha com sua mãe. Também é muito importante as mensagens que são passadas com essa história, que vão muito além da vida do protagonista.

Por ser um filme para enaltecer essa figura, fizeram questão de afastar o possível problema com álcool da figura pessoal do Antônio Carlos e deixar claro que era apenas uma característica do personagem Mussum. Também é deixado de lado o fato dele ter tido a maior parte de seus filhos fora do casamento.

Mas isso sinceramente não importa. A cada esquete mostrada, a cada passo de construção do personagem ficamos mais envolvidos com a história e saudosistas de uma memória afetiva da infância. E a trilha sonora ajuda demais nessa reconstrução das lembranças, trazendo um quentinho ao coração.

Agora, o que acredito que mais merece destaque é a atuação de Ailton Graça. Sim, a caracterização foi essencial, mas Ailton se entrega tanto ao personagem, teve a delicadeza de pegar cada maneirismo, cada gesto, que fica difícil separar uma figura da outra.

Também destaco as participações especiais de Flávio Bauraqui, como Cartola, Larissa Luz, como Elza Soares, Wilson Simoninha, como Guarrincha, Ícaro Silva, como Jorge Ben, e Nando Cunha, como Grande Otelo. As caracterizações estão impressionates.
 
Aproveitem que Mussum, o Filmis está no cinema e prestigiem essa leva ótima de filmes nacionais em cartaz.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...