Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo

poster filme tudo em todo lugar ao mesmo tempo
título original: Everything Everywhere All at Once
gênero: Ficção Científica, Aventura
duração: 02h 19 min
ano de lançamento: 2022
estúdio: A24
direção: Dan Kwan, Daniel Scheinert
roteiro: Dan Kwan, Daniel Scheinert
fotografia: Larkin Seiple
direção de arte: Jason Kisvarday


Evelyn é uma mulher chinesa que tenta manter em pé sua família e sua lavanderia nos EUA. Sua vida está desmoronando, mas tudo fica ainda mais estranho quando ela descobre que pode acessar os conhecimentos dos seus "eus" de outros universos.
 
Eu sempre fico com pé atrás de ver filme que estão muito estourados, mesmo recebendo indicações de pessoas que confio no gosto estava tentando não alimentar expectativas antes de ver Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo. Ainda assim o filmes consegui me surpreender.

Pode parecer muito louco no geral, mas o enredo base é a história da relação conturbada de uma mãe com sua filha, os conflitos de gerações e culturas. E mesmo que pareça simples, os roteiristas conseguiram construir de uma forma fora da caixinha.

Isso não acontece só por usar o multiverso, até porque já está virando um lugar comum - mas conseguir usá-lo de uma forma diferente e mais interessante. A história tem tantos pontos altos e reviravoltas que ficamos hipnotizados do início ao filme, nos leva da adrenalina ao riso e depois ao choro de forma muito natural.

Para ajudar há um trabalho cuidadoso da direção de arte, fotografia e figurino para cada um dos universos - ainda que em aparições curtas, conseguimos identificar rapidamente por onde estamos passando.

Tudo fica ainda melhor quando temos Michelle Yeoh e Stephanie Hsu com muita química juntas e entregando tudo individualmente também.

Para finalizar, é muito divertido ver as referências - loucas - que o filme traz. As mais óbvias são os filmes de kung fu, "Ratatouille" e "2001 - uma odisséia no espaço". Mas confesso que o que mais me marcou foi a referência fotográfica no universo dos atores de cinema ao filme "Amor à flor da pele".

Fazia tempos que um filme não me fazia esquecer que há vida fora da sala de cinema e Todo Lugar Ao Mesmo Tempo conseguiu.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...