Amor À Flor Da Pele

poster filme amor a flor da pele
título original: Faa yeung nin wagênero: Drama, Romance
duração: 1h 38min
ano de lançamento: 2000
estúdio: Block 2 Pictures
direção: Kar-Wai Wong
roteiro: Kar-Wai Wong
fotografia: Christopher Doyle, Pung-Leung Kwan, Ping Bin Lee
direção de arte: William Chang

Chow Mo-Wan se muda para um novo prédio com sua esposa quase ao mesmo tempo em que Su Li-Zhen muda para o mesmo edifício com seu marido. Com os cônjuges viajando frequentemente a trabalho ambos se aproximam e constroem uma amizade. Com o tempo vão descobrindo várias familiaridades entre eles. 

Esse é mais um daqueles filmes que assisti por estar na lista do "1001 filmes para ver antes de morrer". E ainda tive a sorte de o pegar passando no cinema do CCSP, na Vergueiro. Nunca tinha assistido a um filme chinês, e por não gostar muito do cinema oriental, fui com um pé atrás.

Que bom que fui surpreendida positivamente! Claro, não é um filme para se assistir esperando uma narrativa como a dos filmes americanos, rápida e simples. Além disso estamos lidando com uma trama que corre em uma cultura muito diferente da nossa e se passa em tempos passados.

É curioso observar como as relações são construídas e desenvolvidas em Amor À Flor da Pele. Não só entre os personagens principais, mas também com a vizinhança bisbilhoteira. Mais interessante ainda é o roteiro fugir do esperado ao final [/SPOILER] quando Chow e Su descobrem que seus parceiros estão tendo um caso e, mesmo atraídos um pelo outro, decidem não se vingar da mesma forma [\SPOILER].

Mas o que faz esse filme valer a pena cada segundo é sua fotografia. Cada frame parece uma pintura. Claramente todas as cores, enquadramentos e posições de objetos e pessoas foram pensados minuciosamente para construir a cena mais bonita possível.

A trilha sonora também é muito boa, com destaque para a música tema do filme, que me lembra muito o estilo do tango, e que dá a dramaticidade perfeita para as cenas.

Maggie Cheung e Tony Chiu-Wai Leung desenvolvem muito bem a tensão sexual entre seus personagens, de forma contida e ao mesmo tempo explícita. 

Não é um filme para se assistir quando estiver sem nada para fazer, precisa de um preparo emocional para isso, mas vale cada segundo.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...