Playtime - Tempo De Diversão

poster filme playtime tempo de diversão
título original: Playtime
gênero: Comédia
duração: 02h 05 min
ano de lançamento: 1967
estúdio: Specta Films
direção: Jacques Tati
roteiro: Jacques Tati, Jacques Lagrange, Art Buchwald
fotografia: Jean Badal, Andréas Winding
direção de arte: Eugène Roman


Em Playtime - Tempo De Diversão acompanhamos os encontros e desencontros de Sr. Hulot e da turista Bárbara.

É curioso como se trata de uma ótima comédia, mas isso não está vinculado a você rir o tempo todo, muito pelo contrário, a sagacidade do filme fica nos detalhes e nas situações estranhas que provocam mais risadas mentais e um sorrisinho de canto de boca.

O roteiro não nos traz exatamente uma história, mas mais uma experiência. Se trata quase de uma provocação que nos estimula a olhar a cidade de forma diferente, quase um flâneur. Toda a produção nos provoca a prestar atenção nas texturas, nas formas e nos sons de cada ambiente.

Toda a cidade foi construída pensada milimetricamente para o seu propósito de crítica ao pós-modernismo, o que teve um auto custo para a produção, com pouquíssimo retorno. Mesmo assim, é exatamente esse cenário cinza e frio, com pequenos contrastes a poucos elementos orgânicos que aparecem em cena e alguns reflexos precisos de elementos do passado, que constróem visualmente a crítica que o filme deseja trazer.

Já havia visto o trabalho de Jacques Tati anteriormente em "Meu Tio", primeiro contato que não foi dos melhores, mas com Playtime - Tempo De Diversão foi possível entender melhor o estilo e propostas do diretor e sua importância para a história do cinema.

Merece muito estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" pela experiência sensorial completa que entrega.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...