Meu Tio

poster filme meu tio
título original: Mon oncle
gênero: Comédia
duração: 1h 56 min
ano de lançamento: 1958
estúdio: Specta Films
direção: Jacques Tati
roteiro: Jacques Lagrange, Jean L'Hôte, Jacques Tati
fotografia: Jean Bourgoin
direção de arte: Henri Schmitt


O senhor e a senhora Arpel moram em uma casa super-moderna e futurista, onde o filho Gerard não se sente muito confortável. O menino fica a vontade mesmo é com o tio, um solteirão acomodado que vive de forma simples.

Meu Tio traz, de forma sutil, uma crítica a modernização e a sociedade da futilidade e dos relacionamentos superficiais ao mesmo tempo que valoriza a vida simples e as relações humanas e calorosas. Talvez por isso esteja entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Inclusive, no livro fala-se muito sobre como o diretor Jacques Tati sabe usar da imagem e do som para fazer comédia sem, necessariamente estar narrando em diálogos algo. Sinceramente, até vi os ganchos sendo colocados em todos os momentos, mas foram poucos os que me fizeram rir.



O personagem Sr. Hulot é claramente inspirados nos humoristas da época do cinema mudo, e é construído de forma graciosa. No começo do filme até achei que o filme todo seria mudo, o que me deixou bem curiosa.

Ainda assim, as atuações me pareceram forçadas e as piadas não pareciam funcionar - ainda que estivesse tudo ali, tecnicamente, construído com maestria para que acontecesse.

Meu Tio foi uma experiência diferente, até interessante de certa forma, mas que não funcionou  para mim.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...