Maurice

poster filme maurice
título original: MAurice
gênero: Romance, Drama
duração: 2h 20 min
ano de lançamento: 1987
estúdio: Merchant Ivory Productions
direção: James Ivory
roteiro: James Ivory, E.M. Forster, Kit Hesketh-Harvey
fotografia: Pierre Lhomme
direção de arte: Brian Ackland-Snow

Início do século XX, Inglaterra. O jovem Maurice se apaixona por um colega da universidade, porém quando seu amante escolhe seguir os padrões da sociedade, ele precisa aprender a lidar com sua sexualidade e com a opressão.

Filmes de época costumam seguir roteiros parecidos, sinto ainda mais isso dentro das produções dirigidas por James Ivory.

Ainda vemos em Maurice toda a delicadeza e a condução sutil dos dramas, muito presente na obra do diretor. Mas ao abordar um romance homoafetivo ele foge um pouco de seus padrões e o vemos trilhar um caminho que talvez o tenha levado a escrever "Me Chame Pelo Seu Nome".

O que mais me chama a atenção aqui é o foco realmente no sentimento, no amor, entre Maurice e Clive, e não uma hiper sexualização do relacionamento, como acontece em muitas obras que exploram o tema LGBTQIA+.

A química entre James Wilby e Hugh Grant é muito bem construída e nos deixa envolvidos com os rumos que o romance entre eles toma.

Porém, como as outras obras do diretor, o filme tem um ritmo lento, o que torna a experiência um pouco arrastada se levarmos em conta sua longa duração de 2h20. Além disso, ainda que aqueça o coração, o final feliz do protagonista não condiz com a realidade daquele período.

Mesmo assim, Maurice é uma bela obra, emocionante e que ainda faz um sucinto retrato de uma época e de uma postura que ainda se reflete nos dias atuais.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...