Paisà

poster filme paisà
título original: Paisà
gênero: Guerra, Drama
duração: 2h 06 min
ano de lançamento: 1946
estúdio: Organizzazione Film Internazionali (OFI)
direção: Roberto Rossellini
roteiro: Sergio Amidei , Federico Fellini, Klaus Mann, Marcello Pagliero, Alfred Hayes, Roberto Rossellini, Rod E. Geiger, Vasco Pratolini
fotografia: Otello Martelli


Paisà retrata a campanha americana na Itália durante a Segunda Guerra Mundial através de seis episódios independentes. Conforme os americanos avançam vemos mais um capítulo.
Não irei fazer uma sinopse de cada episódio pois são curtos e tentar resumi-los fará perder a graça da trama.

Mas o que acho mais interessante deste filme é observar como o roteiro consegue narrar um momento da história, uma situação abrangente, através de mini comentos, de recortes de cada etapa dessa campanha pelos olhos de alguns indivíduos.

Os barreiras linguísticas não impedem que uma narrativa seja construída entre esses dois mundos. vemos os impactos da guerra na vida dos soldados americanos, da resistência italiana, das crianças, das mulheres e até mesmo dos clérigos.

Roberto Rossellini soube utilizar o neo-realismo da melhor forma possível para trazer veracidade e emoção para Paisà, não por acaso é considerado um clássico. Merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...