Mundo Cão

poster filme mundo cão
título original: Mondo cane
gênero: Documentário
duração: 01h 48 min
ano de lançamento: 1962
estúdio: Cineriz
direção: Paolo Cavara, Gualtiero Jacopetti, Franco Prosperi
roteiro: Paolo Cavara, Gualtiero Jacopetti
fotografia: Antonio Climati, Benito Frattari


Mundo Cão é um filme reportagem, onde acompanhamos uma viagem por diferentes culturas no mundo.

A questão é que esse roteiro é construído em cima de situações sombrias e sensacionalistas, construindo um recorte entre cenas de cerimônias tribais, ritos religiosos, crueldade com animais, catástrofes, que, por mais que pareçam desconexas, acabam por criar vínculos entre si de uma forma meio absurda.

Dependendo do ponto de vista o filme pode ser lido como xenofóbico, mas ao ter segmentos que também questionar o comportamento ocidental, o enredo consegue colocá-los em pé de igualdade em relação as situações chocantes. Inclusive, apesar do aviso no começo, acredito que deveria ser reforçado que há cenas explícitas de execução de animais

Mas o que faz Mundo Cão estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" é, principalmente o fato de não sabermos o que deste filme é totalmente real. Há cenas reais, a cenas reais reconstituídas e tiradas de contextos e há cenas que são pura encenação. Além de contar com uma narração que constróis em cima da imagem a história que melhor lhe convém.

Esse filme rompeu a barreira entre ficção e realidade e abriu as portas pra várias produções de documentários feitos para chocar, falsos documentários, pornografia pesada e realitys shows que viriam depois.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...