A Fraternidade É Vermelha

poster filme a fraternidade é vermelha
título original: Trois couleurs: Rouge
gênero: Drama, Suspense
duração: 1h 39 min
ano de lançamento: 1994
estúdio: MK2 Productions
direção: Krzysztof Kieslowski
roteiro: Krzysztof Kieslowski, Krzysztof Piesiewicz, Agnieszka Holland, Edward Zebrowski, Edward Klosinski, Marcin Latallo
fotografia: Piotr Sobocinski
direção de arte: Claude Lenoir


Valentine atropela um cachorro que tem o endereço do seu dono na coleira. Ao levá-lo até lá ela conhece um juiz aposentado que tem como hobby espionar as chamadas telefônicas de seus vizinhos. Depois da repulsa ela acaba criando um vínculo de amizade com o senhor.

Assim como "A Liberdade é Azul", A Fraternidade É Vermelha também está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Da Trilogia das Cores foi o que mais gostei, o primeiro vi há muito anos e só tenho a sensação de ter sido muito difícil de assistir e "A Igualdade é Branca" achei fraco mesmo.

Mas voltando, o que mais me interessou em A Fraternidade É Vermelha é como o roteiro constrói um suspense em cima de dois personagens que vivem vidas rotineiras e vazias. E seu enredo nos deixa com várias interrogações na cabeça: o juiz está tendo delírios lembrando de seu passado? O vizinho de Valentine nada mais é que uma estratégia para vermos a história do juiz em paralelo? Tudo não passa de uma grande coincidência do acaso?

Toda a fotografia não é pensada por acaso e, por mais banal que pareça, mais pra frente revelará seu real significado. Acredito que seja o filme que tenha a trilha sonora mais presente e marcante, o que colabora para que o filme não fique muito arrastado.

E, novamente, vemos os personagens dos filmes anteriores fazendo pequenas aparições agora em A Fraternidade É Vermelha.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...