Quo vadis, Aida?

poster filme quo vadis, aida?
título original: Quo vadis, Aida?
gênero: Drama, Guerra
duração: 1h 41min
ano de lançamento: 2019
estúdio: Coop99 Filmproduktion
direção: Jasmila Zbanic
roteiro: Jasmila Zbanic
fotografia: Christine A. Maier
direção de arte: Hannes Salat


Aida é uma tradutora que trabalha para a ONU durante a Guerra da Bósnia e vive na cidade de Srebrenica. Quando o exército Sérvio toma conta da cidade, milhares de cidadãos buscam abrigo no acampamento da ONU. Por estar dentro do processo de negociação, Aida tem acesso a informações especiais e tenta usá-las para salvar sua família.

Quo vadis, Aida? está indicado ao Oscar 2021 na categoria Melhor Filme Internacional.

Em sua trama acompanhamos o relato de um fato histórico do ponto de vista de uma personagem fictícia, porém, ela e sua família são os grandes responsáveis por conseguirem nos fazer sentir quase que na pele pelo que os bósnios passaram naquele genocídio.

Assim como em "Terra de Ninguém", vemos que a atuação da ONU na Guerra da Bósnia foi realmente desastrosa.

Não só todo o filme é muito bem conduzido para nos deixar em suspense sobre o que vai acontecer e angustiados junto aos protagonistas, como também a atuação de Jasna Djuricic ajuda muito em nos fazer sentir o que sua personagem está sentindo - inclusive merecia estar indicada a Melhor Atriz.

Quo vadis, Aida? é um filme impressionante, principalmente por parecer muito dramático e cruel, mas ser simplesmente real.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...