Terra de Ninguém

poster filme terra de ninguém
título original: No Man's Land
gênero: Guerra, Drama
duração: 1h 38 min
ano de lançamento: 2001
estúdio: Noé Productions
direção: Danis Tanovic
roteiro: Danis Tanovic
fotografia: Walther van den Ende
direção de arte: Dusan Milavec


Guerra da Bósnia, um pelotão de soldados bósnios se perde no caminho para o front. Eles sofrem uma emboscada dos sérvios e apenas 2 soldados sobrevivem, caindo em uma trincheira. Dois soldados sérvios são enviados para ver a fronteira, ao se depararem com um dos soldados bósnios inconsciente, achando que estava morto, escondem embaixo dele uma mina. O outro soldado mata um dos sérvios e sobram os três em um espaço da trincheira denominada terra de ninguém onde precisarão cooperar para sobreviver.

O mais forte neste filme não é retratar a guerra em si ou construir figuras de vilões e mocinhos. O mote do filme é questionar os objetivos militares dentro de uma guerra e os jogos de poder que eles envolvem. Há interesses étnicos, políticos e nacionalistas que são colocados muito acima da vida dos soldados que defendem seu ideal.

A estratégia dos interesses maiores é o que ajuda a construir a tensão em volta dos três personagens principais e o que os ajuda a levantar questionamentos do porquê estão ali.

O drama individual é muito bem construído e complementa o suspense construído pelo núcleo anterior. Ainda assim, pode ser considerado um filme sombrio com um pézinho na comédia de erros em alguns momentos de tão absurdas as situações desenvolvidas. Absurdas porém que desenvolvem muito bem o jogo de poder do mundo real.

Para completar as atuações de Branko Djuric e Rene Bitorajac são louváveis, tanto individualmente quanto dupla.

Uma obra que chegou até mim pelo "1001 filmes para ver antes de morrer" e agradeço muito por tê-la descoberto.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...