Alice Nas Cidades

poster filme alice nas cidades
título original:
Alice in den Städten
gênero: Drama
duração: 1h 50 min
ano de lançamento: 1974
estúdio: Westdeutscher Rundfunk (WDR)
direção: Wim Wenders
roteiro: Wim Wenders, Veith von Fürstenberg
fotografia: Robby Müller


Após viajar os EUA para escrever um artigo e não conseguir, o jornalista Philip decide retornar para a Alemanha. Ao comprar sua passagem conhece uma mãe e sua filha, Alice, de onde surgirá uma amizade fora do comum.

Wim Wenders quase desistiu de lançar Alice Nas Cidades quando viu o lançamento de "Lua De Papel", pelas semelhanças no roteiro.

Como já tinha assistido a esse último antes de ver o filme que escrevo agora a comparação é inevitável.

Enquanto a produção Peter Bogdanovich é comercial, mas segue um roteiro mais próximo de uma lógica, ainda que a criança seja abandona com um estranho, ele pode ser o pai dela e a criança estava nas mãos de estranhos que não queriam ficar com o "problema". Em Alice Nas Cidades temos um roteiro que me soa mais absudo, ou pelo menos mais dolorido, onde vemos uma mãe abandonar sua filha com um completo estranho para ir atrás de um namorado.

Ainda que seja criado um laço entre os protagonistas, isso não fica claro muito menos o porquê o jornalista pega para ele esta questão - se não o fizesse não haveria filme, então ok.

Ao final acabo concordando com as dúvidas que surgiram na cabeça do diretor, ainda que Alice Nas Cidades talvez tente trazer mais profundidade ao enredo (e sim são outras épocas, mas me incomodou muito as cenas de nudez do homem em frente a menina), "Lua De Papel" é muito mais agradável de assistir e ainda assim também tem questões importantes junto ao enredo comercial.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb





Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...