Destacamento Blood

poster filme destacamento blood
título original: Da 5 Bloods
gênero: Guerra, Drama
duração: 2h 34 min
ano de lançamento: 2020
estúdio:  40 Acres & A Mule Filmworks
direção: Spike Lee
roteiro:  Danny BilsonPaul De Meo, Kevin Willmott, Spike Lee, Matthew Billingsly
fotografia: Newton Thomas Sigel
direção de arte: Wynn Thomas


Quatro veteranos da Guerra do Vietnã retornam ao país para resgatar os restos mortais do líder do seu esquadrão e um tesouro escondido.

Faz tempo que Destacamento Blood está na minha lista para assistir, mas estava postergando por dois motivos: 1- sua duração me desencorajava, 2- só recebi retorno de quem assistiu de que o filme tinha uma violência muito explícita.

Com a morte de Chadwick Boseman decidi quebrar essas barreiras e homenageá-lo assistindo. Qual a minha surpresa quando descobri que, apesar de ser o motivador do enredo, ele quase não aparece?

Apesar disso e de, a princípio, parecer ser só "mais um filme sobre o Vietnã", Spike Lee soube trazer todo um novo olhar ao tema com essa sua produção.

Mesclando a ficção com fatos reais, durante toda a duração do filme vemos uma crítica veemente aos EUA de hoje e do passado, tanto em relação as posturas políticas externas quanto internas.

Além disso, as escolhas feitas para conduzir a narrativa são incríveis! Só as transições de formato de tela entre os momentos presentes e os flashbacks já merecem aplausos - "truque" usado com maestria para nos transportar para as imagens do passado.

Outra escolha muito inteligente foi manter o elenco de veteranos em seus papéis no flashbacks, em vez de usar atores jovens para representá-los. A primeira cena pode parecer confusa, mas é muito mais fácil de acompanhar assim do que ter que aprender qual ator representa quem (além de representar uma economia no elenco).

Todo o elenco faz um trabalho excepcional, mas queria destacar Delroy Lindo que, no papel do veterano que mais sofre com transtorno de estresse prós traumático, consegue passar toda sua angustia e dor apenas com o olhar.

Além de tudo isso, a trilha sonora é muito bem escolhida e aplicada e você também encontrará muitas referências a "Apocalypse Now" e "Platoon" durante o filme.

Sim, Destacamento Blood é longo, mas é fácil de assistir, e a violência não é tanto quanto eu esperava e explícita em pouquíssimos momentos. Mais um daqueles filmes para sair abalado da experiência.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...