Platoon

poster filme platoon
título original: Platoon
gênero: Drama, Guerra
duração: 2h
ano de lançamento: 1986
estúdio: Hemdale
direção: Oliver Stone
roteiro: Oliver Stone
fotografia: Robert Richardson
direção de arte: Bruno Rubeo


Chris é um jovem recruta recém chegado ao Vietnã. Porém, ao contrário da maioria ali, ele se voluntariou para ir à guerra por acreditar que deve servir seu país, assim como seu pai e avó fizeram. Também, diferentemente dos outros, ele teve uma oportunidade de estudo e vem de uma família de classe média. Com o tempo sua inocência vai ficando de lado e passa a vivenciar as verdades daquele lugar.

Filmes baseados em guerras históricas não faltam. Também não faltam aqueles que contam as dores da Guerra do Vietnã. O que transforma Platoon em um dos maiores filmes do gênero de todos os tempos é a linha de narrativa escolhida e isso, acima de qualquer coisa, é o que justifica para mim estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Nas produções hollywoodianas que tratam sobre o tema o que costumamos ver é uma condução que coloque o americano como o herói ou pelo menos que mostre seu sofrimento enquanto defende seu país.

Aqui vemos uma guerra nua e crua. O idealismo de um jovem patriota indo para o ralo conforme aprende as verdades da vida, as guerras internas de poder dentro do regimento e a clara visão que em uma batalha dessas ninguém vence.

É interessante observar que o diretor, Oliver Stone, serviu durante a Guerra do Vietnã. Então, provavelmente, muito dos sentimentos que vemos expressos aqui vêm de experiências pessoais dele.

A música Adagio For Strings traz para as cenas um toque a mais de dramaticidade. E única, não há como ouvi-la e não lembrar do filme, até para quem ainda não o assistiu. Talvez lá para o final você ache que ela foi usada além do necessário, ainda assim, é tocante.

Por fim, temos um elenco recheado de estrelas despontando no começo de carreira como Charlie Sheen, Willem Dafoe e Johnny Depp e Forest Whitaker.

Obrigatório na lista de qualquer pessoa que goste de cinema.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...