Aliens, O Resgate

poster filme aliens o resgate
título original: Aliens
gênero: Ação, Ficção Científica
duração: 2h 17 min
ano de lançamento: 1986
estúdio: Twentieth Century Fox
direção: James Cameron
roteiro: James Cameron, David Giler, Walter Hill, Dan O'Bannon, Ronald Shusett
fotografia: Adrian Biddle
direção de arte: Peter Lamont


57 anos depois, a tenente Ripley é resgatada e descobre que o planeta onde sua tripulação encontrou a criatura foi colonizado. Quando o contato com a colônia se perde, ela e um grupo de resgate partem para o planeta para tentar salvar as famílias que vivem lá.

Aliens, O Resgate é a continuação de "Alien, O Oitavo Passageiro" e também está entre os "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer", o que não sei se concordo muito.

O roteiro basicamente é o mesmo do filme anterior: um grupo de pessoas enfrentando o(s) alien(s) e sendo reduzido, um andróide suspeito, um elemento que precisa de proteção (o gato e a criança) e a tenente sendo a melhor protagonista feminina da história dos filmes de ficção científica.

Porém, ainda que repita muita coisa ele muda alguns elementos que fazem com que os dois filmes sejam bem diferentes. Observe o gênero que os dois se encaixam além do sci-fi, o primeiro foi considerado terror enquanto esse é ação.

Só essa condução já dá uma grande diferença na experiência. Enquanto no primeiro ficamos tensos, sem saber exatamente o que espreita a tripulação e sendo guiados pelo suspense, neste ficamos pilhados com a correria, as mortes e os tiros.

Acredito ser necessário assisti-lo com esse ponto bem claro em mente e, de certa forma, o vendo de forma separada ao primeiro. Eu assisti ainda muito envolta pela experiência do original e acabei me decepcionando um pouco com Aliens, O Resgate. Como filme de ação é um bom filme mas perde muito como continuação.

Outros pontos que me incomodaram foram a transformação da Ripley, ainda que uma mulher forte e furiosa, numa figura maternal (nem vou entrar no mérito da batalha entre as "mães") e a representação da equipe de resgate. Todos os membros do exército parecem caricaturas de soldados, a interpretação em muitos momentos me lembraram coisas do gênero de "Top Gang" ou "M.A.S.H". Por exemplo, a soldado Vasquez que mais parece um Rampo feminino ou o Sargento que acorda da câmara de hibernação já com um charuto na boca.

Aliens, O Resgate, como filme de ação, é muito bem produzido, merece os Oscars que levou e é um bom entretenimento (pelo menos prendeu minha atenção do início ao fim), mas como continuação ficou bem abaixo e não concordo que esteja entre os 1001.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...