Alien, O Oitavo Passageiro

poster filme alien o oitavo passageiro
título original: Alien
gênero: Terror, Ficção Científica
duração: 1h 57 min
ano de lançamento: 1979
estúdio: Brandywine Productions
direção: Ridley Scott
roteiro: Dan O'Bannon, Ronald Shusett
fotografia: Derek Vanlint
direção de arte: Michael Seymour


Nostromo, uma nave cargueiro, atendem a um sinal desconhecido e chegam a um planeta onde encontram uma nave alienígena abandonada e ovos. Um parasita pula de dentro de um dos ovos e agarra um dos astronautas. Os outros o levam de volta a nave para receber atendimento sem imaginar o perigo que estão de expondo.

Alien, O Oitavo Passageiro é o tipo de filme que eu posso colocar vários poréns, mas que ainda assim fazem meus olhos ficarem colados na tela 100% do tempo (tirando os momentos que os cubro para não assustar).

Rapidamente os poréns: como todo filme com um pé no terror - principalmente no B - o elenco tende a tomar atitudes impulsivas demais ou constantemente se separam o que os coloca em perigo, coisa que, acredito eu, ninguém com bom senso (ou que viu pelo menos um filme de terror na adolescência) faria, mas aí não teríamos história; o segundo ponto que me intriga é o que um gato fazia na nave?

Que fique claro que esses pontos surgem na cabeça, tem sua coerência mas não afetam em nada no aproveitar ou não o filme.

O roteiro fica ainda mais latente em seu horror e suspense graças a junção perfeita que a direção faz com sua ambientação. Tudo é claustrofóbico, escuro e cheio de closes bem fechados, o que deixa quem está assistindo com a sensação constante de que algo está respirando na sua nuca.

Como toda ficção científica ou terror B dos anos 1970/80 tudo é muito pegajoso, viscoso e nojento, ainda assim conseguem unir bem esses materiais orgânicos com os metálicos e construir estruturas harmônicas.

Todo o elenco merece destaque por construírem tão bem seus personagens, que tem tão pouco tempo para expressar suas personalidades. Mas Sigourney Weaver é uma heroína forte, corajosa e com personalidade e inteligência, só perde para o gato Jones que dá um show de interpretação quando vê o Alien.

Ah! E destaque para a cena em que o Alien sai da barriga de John Hurt: o resto do elenco não sabia o que ia acontecer, então o choque é real.

Posso ter demorado muito para ver, mas com certeza Alien, O Oitavo Passageiro é um filme que marcou época, ainda marca seu espaço nos dias atuais e merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...