Samba

poster filme samba
título original: Samba
gênero: Drama, Comédia Romântica
duração: 1h 58 min
ano de lançamento: 2014
estúdio: Quad Productions
direção: Olivier Nakache, Éric Toledano
roteiro: Olivier Nakache, Éric Toledano, Delphine Coulin, Muriel Coulin
fotografia: Stéphane Fontaine
direção de arte: Nicolas de Boiscuillé


Samba é um senegalês que mora na França há 10 anos. Alice, após ter uma crise de cansaço no trabalho, passa a ajudar uma ONG que trabalha com imigrantes. Ambos tentam colocar suas vidas em ordem enquanto se aproximam.

Lembro que peguei Samba passando no Telecine uma vez, já estava pelo meio, mas me pareceu interessante. Anotei para ver num futuro próximo. Finalmente chegou o dia.

A história, vista de forma superficial, pode parecer se tratar apenas de uma comédia romântica comum. Porém, o que constrói o diferencial deste filme é a profundidade dos seus personagens. Cada um com seus dramas e problemas particulares mostrados sem necessariamente precisar que sejam explicados.

A questão da imigração ilegal é um tema muito atual e Samba sabe mostrá-lo dentro da sociedade francesa de uma forma muito globalizada: as motivações, os preconceitos, os perigos, etc.

O único problema do filme, para mim, foi a escolha de Charlotte Gainsbourg. Não é pela sua atuação, ela é ótima, principalmente em fazer mulheres problemáticas. A questão é que, para quem já assistiu "Ninfomaníaca", é bem complicada ver sua personagem se envolvendo com o personagem de Omar Sy e não lembrar do outro filme.

Com certeza foi um passatempo bom com boas medidas de humor e drama, mas com um pézinho no regular.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...