Fugindo do Inferno

poster filme fugindo do inferno
título original: The Great Escape
gênero: Guerra, Aventura
duração: 2h 52 min
ano de lançamento: 1963
estúdio: The Mirisch Company
direção: John Sturges
roteiro: Paul Brickhill, James Clavell
fotografia: Daniel L. Fapp


Em um campo de concentração, soldados aliados permanecem fiéis ao dever de tentarem fugir. Em cada tentativa frustrada, os soldados nazistas endurecem ainda mais a postura e vigilância.

Confesso que quando vi na lista do "1001 filmes para ver antes de morrer" mais um filme de guerra com quase 3 horas de duração fiquei com uma leve preguiça. Que felicidade ter me enganado.

Fugindo do Inferno é um dos filmes mais leves do gênero que já assisti. O enredo, ainda que baseado em uma história real e tendo algumas conclusões dramáticas, é fácil de assistir e muito divertido.

É envolvente acompanhar a construção das conspirações para fuga, como cada personagem é uma peça chave para que as coisas funcionem ou não.

A trilha sonora também é fundamental para a condução da história e para construir o tom do filme, deixando claro seu intuito de ser uma grande e empolgante aventura.

Por fim, o elenco conta com grandes nomes da época. Comecemos com grandes nomes da ação: Steve McQueen que quase repete cenas em outro enredo de fuga que o vi recentemente - "Papillon", e Charles Bronson, quase irreconhecível sem o bigode, no papel de um escavador claustrofóbico.

Além deles temos Richard Attenborough liderando os fugitivos com maestria e James Garner fazendo milagre e conseguindo de tudo dentro do campo de concentração, entre outros grandes nomes.

Um filme de guerra como Fugindo do Inferno não é fácil de encontrar, com certeza um clássico.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...