Papillon

poster filme papillon 1973
título original: Papillon
gênero: Ação, Biografia
duração: 2h 31 min
ano de lançamento: 1973
estúdio: Corona-General
direção: Franklin J. Schaffner
roteiro: :Dalton Trumbo, Lorenzo Semple Jr., Henri Charrière, William Goldman
fotografia: Fred J. Koenekamp
direção de arte: Anthony Masters


Papillon é enviado para uma prisão de segurança máxima na Guiana Francesa por um crime que, supostamente, não cometeu. Após salvar a vida do falsário Dega, ele cobra que este financie sua fuga - um plano praticamente impossível pela prisão ficar em uma ilha rodeada de uma mata impenetrável.

Apesar de parecer apenas um filme sobre fuga, o roteiro de Papillon trabalha muito mais do que isso. Vemos narrado aqui a luta de um homem contra um sistema projetado para quebrá-lo e quando parece ter superá-lo, sua luta contra a natureza. Além disso há um trabalho delicado da lealdade entre homens perante a mesma dor.

Confesso que após tantas tentativas de fuga, em um filme quase sem diálogos, as 2 horas e meia de filme começam a ficar arrastadas. Mas antes que ache tudo muito absurdo, lembre que esse é um filme biográfico.

Ainda assim, o que garante a atenção presa não é apenas a curiosidade se o protagonista vencerá ou fracassará, mas as atuações de ponta. Em uma longa sequência isolado em uma solitária, Steve McQueen mostra seu valor enquanto ator. Além disso, temos um Dustin Hoffman fazendo um jogo interessante com o personagem principal e trazendo talvez um pouco de alívio cômico ao enredo.

Não tenho dúvidas que marcou época e com certeza merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...