A Câmara 36 de Shaolin

poster filme a câmara 36 de shaolin
título original: Shao Lin san shi liu fang
gênero: Ação, Aventura
duração: 1h 56 min
ano de lançamento: 1978
estúdio: Shaw Brothers
direção: Chia-Liang Liu
roteiro: Kuang Ni
fotografia: Yeh-tai Huang, Arthur Wong


Canton é governada pela dinastia Ching. Quando são atacados pela dinastia Manchu, disfarçados de mestres de artes marciais, a família de San Te é brutalmente massacrada. Ele consegue escapar e parte para o templo de Shaolin em busca de aprender kung fu para poder se vingar.

A Câmara 36 de Shaolin está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" assim como "Os Cinco Venenos de Shaolin". Sou muito grata por ter assistido a esse último antes, pois tive um primeiro contato com filmes de kung fu por uma produção bem mais exagerada, o que me facilitou gostar deste que comentarei agora.

O roteiro é simples e trabalha temas comuns dentro do gênero: vingança e a jornada do herói. A Câmara 36 de Shaolin pode ser dividida em três atos, busca por vingança, aprendizado e a vingança em si. No segundo ato, vemos muito do que provavelmente viria a inspirar "Karate Kid" ou "Kung Fu Panda", por exemplo.

Falando em jovens aprendizes, temos aqui Chia-Hui Liu no papel do novato. Interessante ver o começo da caminhada de Pai Mei, não? 😂

Chia-Liang Liu foi diretor de artes marciais de muitos filmes de Cheh Chang. E aqui temos algo visível, nos filmes que vi de ambos o que mais se destaca são as cenas de luta - absurdamente bem coreografadas, até mesmo que não liga muito para artes marciais pode ficar hipnotizado.

Deixe de lado o sangue claramente feito de tinta ou as atuações um pouco caricatas e aproveite o que traz destaque ao filme: o kung fu. E como disse anteriormente, se você gosta de algum filme do Tarantino, não tem como não se divertir vendo a este.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...