Os Cinco Venenos de Shaolin

poster filme os cinco venenos de shaolin
título original: Wu du
gênero: Ação
duração: 1h 37 min
ano de lançamento: 1978
estúdio: Shaw Brothers
direção: Cheh Chang
roteiro: Cheh Chang, Kuang Ni
fotografia: Mu-To Kung, Hui-Chi Tsao


O mestre do "Clã do Veneno", antes de morrer, pede para seu último discípulo cumprir uma difícil missão: procurar os cinco lutadores treinados por ele nas artes marciais baseadas na Centopéia, na Cobra, no Sapo, no Lagarto e no Escorpião e verificar se estão usando suas habilidades para o mal. Se alguns deles tiver sido corrompido deve-se eliminá-lo. Porém, todos foram treinados com máscara e suas identidades são um mistério.

Os Cinco venenos de Shaolin entrou na minha lista por conta dos "1001 filmes para ver antes de morrer". Quem acompanha meu blog sabe que filmes asiáticos, de forma geral, não costumam ser meus favoritos - com exceção dos coreanos (Oi, "Parasita" e "Oldboy"). Ainda mais os que envolvem karatê, kung fu e afins.

Mas, independente disso, qualquer pessoa que goste dos filmes do Quentin Tarantino precisa assistir a obras como essa. O diretor é máquina de fazer homenagens a seus filmes favoritos e este é um desses.

As atuações são de chorar de ruins e os efeitos especiais também? Sim. Mas é no trash que ele ganha seu respeito. Será que o mestre lembra Pai Mei de "Kil Bill"? E o sangue super vermelho e claramente de mentira? Os closes repentinos, a forma como a trilha sonora é incluída, as cores vibrantes. Para os mais novos tudo isso já foi visto antes nas obras de Tarantino. Nada se cria, tudo se copia.



Fora esses pontos, o que acredito que seja o ponto alto de Os Cinco Venenos são as cenas de lutas. Até mesmo quem não gosta de kung fu, como eu, fica impressionado com o alto nível das coreografias desenvolvidas, muito bem ensaiadas e desenvolvidas.

Eu ri em muitos momentos, principalmente com o personagem de Sheng Chiang, que a princípio, parece mais trazer um alívio cômico a trama. Também a barba pintada e os machucados, que dão um ar de mal feitos, trazem um ar mais teatral a obra.

Cair de paraquedas nesse filme pode ser uma péssima experiência, mas para quem já traz uma bagagem cinematográfica será uma boa descoberta.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...