Ford vs Ferrari

poster filme ford vs ferrari
título original: Ford vs Ferrari
gênero: Ação, Drama, Biografia
duração: 2h 32 min
ano de lançamento: 2019
estúdio: Chernin Entertainment, Twentieth Century Fox
direção: James Mangold
roteiro: Jez Butterworth, John-Henry Butterworth, Jason Keller
fotografia: Phedon Papamichael
direção de arte: François Audouy


Década de 1960, a Ford - perdendo mercado - decide se reinventar entrando para o ramo das corridas automobilísticas. Pensando grande, deseja derrotar a Ferrari nanas 24 horas de Le Mans. Para isso, contrata o ex-piloto Carroll Shelby para chefiar a equipe, entre eles o engenheiro e piloto Ken Miles. Porém ele enfrentará problemas com a visão de negócios batendo de frente com a visão esportiva.

Confesso que não estava nem um pouco afim de assistir a esse, de todos os indicados ao Oscar 2020 para Melhor Filme, Ford vs Ferrari não me convencia nem pelo trailer. Sobrou tempo, decidi completar a lista direito.

Não que o filme seja ruim, muito pelo contrário. Matt Damon no papel de um texano e Christian Bale como um inglês teimoso estão impecáveis. As cenas de corrida também foram construídas nos mínimos detalhes e dão gosto de assistir, muito mais que qualquer corrida.

Ainda assim, é aquela "cota herói americano" do Oscar. O roteiro é aquele molde pronto de superação, ainda que fuja um pouco do padrão ao contar a história até o seu verdadeiro fim e não terminar no final vitorioso da corrida (quem leu a biografia dos dois antes de ver o filme já saberá do que se trata).

Sem contar que é o clássico filme feito para o homem branco americano. Ainda que seja um ramo dominado por homens, em uma época que ainda havia segregação racial nos EUA, não vemos negros nem nos figurantes. Mulher então, apenas Caitriona Balfe no papel coadjuvante da esposa, não vemos nem mesmo secretárias ou algo assim.

Ford vs Ferrari é um filme que entretém, suas 2h30 passam rápido - assim como os carros em cena - mas não acredito que deveria estar concorrendo como melhor filme, a vaga seria muito melhor preenchida por "Dois Papas", por exemplo.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...