Dois Papas

poster filme dois papas
título original: The Two Popes
gênero: Drama, Comédia
duração: 2h 05 min
ano de lançamento: 2019
estúdio: Netflix
direção: Fernando Meirelles
roteiro: Anthony McCarten
fotografia: César Charlone
direção de arte: Mark Tildesley


Baseado em fatos reais, Dois Papas explora o relacionamento entre o Papa Bento XVI e o Papa Francisco, da eleição do primeiro até os dias atuais.

Acredito que o primeiro ponto a abordar é a semelhança física dos atores Anthony Hopkins e Jonathan Pryce com seus personagens. E isso não se deve apenas a ótima caracterização desenvolvida - que tem também seu mérito - mas principalmente ao claro estudo comportamental e gestual que ambos tiveram a preocupação em desenvolver. A semelhança é tanta que, em alguns momentos, podemos até esquecer a aparência dos reais papas.

Quanto ao roteiro, aborda várias frentes diferentes. O primeiro é a relação entre essas duas figuras. Porém isso, de forma metafórica, representa as relações dentro da própria instituição da Igreja. Entre a ala de pensamento conservador e a progressista. Entre os arraigados aos dogmas e aqueles que veem a necessidade da evolução de pensamento.

Não há certo ou errado, mas é importante notar que, através da mudança de pensamento e de postura dos próprias papas várias questões polêmicas, e históricas, envolvendo a Igreja são levantadas. E, por isso, esse filme merece todo o destaque que está recebendo.

Além disso, apesar do enredo denso, Dois Papas consegue fazer seu desenvolvimento de forma leve, envolvente e em muitos momentos até mesmo divertida. Os contrapontos, não só de pensamento, entre os papas - como o fato de um ser alemão (sisudo, sério, acadêmico) e o outro argentino (convencido, brincalhão, popular) - são a deixa para grande parte das piadas que trazem um alívio cômico à trama.

Por fim, por se basear em fatos reais, a estética em muitos momentos abraça o estilo documental, o que é muito bem elaborado e aproveitado, porém, em alguns momentos, a câmera solta pode se movimentar mais do que o necessário. Tirando isso, é um filme impecável.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...