A Caixa de Pandora

poster filme a caixa de pandora
título original: Die Büchse der Pandora
gênero: Policial, Suspense
duração: 1h 49 min
ano de lançamento: 1929
estúdio: Nero-Film AG
direção: Georg Wilhelm Pabst
roteiro: Frank Wedekind, Ladislaus Vajda
fotografia: Günther Krampf


Lulu é uma dançarina amante de Peter, editor chefe de um jornal, e flerta com Alwa, filho de seu amante que irá casar em breve. Após sua noiva pegá-los juntos ele se vê obrigado a casar com ela para que seu nome não seja manchado. A oartir daí, a vida dos dois será levada à ruína.

Os filmes mais antigos do "1001 filmes para ver antes de morrer" são um pouco difíceis de achar. Imagine então encontrar a Caixa de Pandora na programação da Mostra Internacional de Cinema, de graça no Parque Ibirapuera e ainda com orquestra fazendo a trilha sonora ao vivo. Uma chance que não pode ser desperdiçada, não é mesmo?

Cheguei cedo no dia da exibição para pegar um lugar bom, levei uma canga para deitar na grama e, minutos antes de começar a exibição, começou uma tromba d'água. O dia já estava feio e frio, a partir daí ficou molhado. Mas não desisti, assisti a todo o filme sentada na grama encharcada e com o guarda-chuva aberto. Tendo isso em vista, já podem imaginar que minha experiência não foi das melhores, não tanto quanto foi em "O Homem Mosca" no ano anterior.

Ainda assim, poder ver a trilha sonora sonora de um filme sendo feita ao vivo é algo inexplicável. Junto você tem a oportunidade ainda de ver Louise Brooks construindo o arquétipo da inocente sedutora, fazendo isso com tanta maestria que a marcou para toda a vida. Sua habilidade em construir uma personagem forte e erótica, uma perfeita vamp, fez com que construísse seu lugar não apenas no cinema mudo mas na história do cinema.

Para a época o filme é bem polêmico, trazendo uma sexualidade muito forte, além de temas como a prostituição, assassinatos e relações homossexuais, sem contar que ainda traz a figura do serial killer através de Jack, o Estripador.

Em um filme mudo, quase 2 horas é bastante tempo. E com certeza embaixo de chuva parece muito mais. Talvez por isso não tenha aproveitado tudo que podia dessa obra, mas mesmo assim não deixo de enxergar sua importância.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...