O Homem Mosca

poster filme o homem mosca
título original: Safety Last!
gênero: Comédia
duração: 1h 10 min
ano de lançamento: 1923
estúdio: Hal Roach Studios
direção: Fred C. Newmeyer, Sam Taylor
roteiro: Hal Roach , Sam Taylor, Tim Whelan, H.M. Walker, Jean C. Havez, Harold Lloyd
fotografia: Walter Lundin


Um rapaz do interior se muda para a cidade grande e se mete em muitas confusões, a ponto de acabar pendurado no relógio de uma torre.

Mais um daqueles filmes do "1001 filmes para ver antes de morrer". A diferença é que esse tive o prazer de assistir sentada na grama do parque Ibirapuera com trilha sonora tocada ao vivo pela Orquestra Jazz Sinfônica. Graças a 41º Mostra Internacional de Cinema, em 2017, que faz sempre uma sessão gratuita ao ar livre de um clássico do cinema mudo.

Essa experiência de ter a trilha sonora tocada ao vivo traz mais valor ao produto final, pois acabamos assistindo da forma como se via cinema naquela época, com a música sendo feita na hora por um pianista.

Particularmente gosto muito do estilo de humor do cinema mudo, é simples e pastelão, mas ao mesmo tempo de uma inocência e riso fácil muito grande. Não sei se em filmes atuais funcionaria, mas acredito que neles continue funcionando ainda hoje.

Curto e divertido, porém um marco no cinema com certeza. É impressionantes ver os "efeitos especiais" feitos na época. A cena icônica dele pendurado no relógio no topo de um prédio deve ter deixado as platéias da época em polvorosa. E é com esse olhar, da época que precisa-se assistir a esses filmes para ter uma experiência completa.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...