terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Árvore da Vida


título original: The Tree of Life
gênero: Drama
duração: 139 min
ano de lançamento: 2011
estúdio: Brace Cove Productions
direção: Terrence Malick
roteiro: Terrence Malick
fotografia: Emmanuel Lubezki
direção de arte: David Crank

História que mostra a relação entre pai e filho, ao mesmo tempo que explora a relação do mundo com sua história. Desde o Big Bang, passando pelos dinossauros e o fim dos tempos.
O que grande maioria considera sendo a história principal, a família, trata do relacionamento deles e de como isso influencia na criação dos filhos: um pai estúpido, uma mãe submissa e filhos apáticos, que não sabem qual lado tomar. Tudo que ali acontece é conseqüência de outro ato anterior. Tudo bem que sabemos não ser só isso a base de criação de caráter de uma pessoa, que outros ambientes também influenciam, mas será que não é aqui que o resto das "imagens jogadas" (como grande parte considera) se torna a resposta para o comportamento dos personagens? Ou na verdade a família seria só mais um exemplo entre todos os outros exemplos de transformações que se mostram na história?
Só estou colocando suposições, lógico. Estou longe de poder dizer que compreendi o filme. Muito menos que gostei muito. Na verdade fiquei contando os minutos para que acabasse, achei bem arrastado, mas não menos valioso. 
Entre os dois que causaram furor ano passado e uma relação de amor e ódio, acho que prefiro esse a "Melancolia".
Quanto ao elenco, são todos coadjuvantes da própria trama. Brad Pitt e Sean Penn são reduzidos a complementos das "cenas bonitas".
Não é atoa que as categoriais as quais está indicado no Oscar são: Direção, Melhor Filme e Fotografia. 
Tinha dito, quando assisti "Cavalo de Guerra", que essa era a melhor categoria para ele, continuo achando que tem mais chances de ganhar, mas consideraria mais justo que A Árvore da Vida levasse. Afinal, ele é muito conceitual para essa premiação.
Se estiver pensando em assisti-lo escolha um dia no qual esteja preparado.

CLASSIFICAÇÃO: BOM

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário