título original: Carmen Jones
gênero: Musical
duração: 1h 45 min
ano de lançamento: 1954
estúdio: Otto Preminger Films
direção: Otto Preminger
roteiro: Oscar Hammerstein II, Harry Kleiner, Prosper Mérimée
fotografia: Sam Leavitt
Carmen Jones, uma jovem ambiciosa e sedutora, tem todos os homens aos seus pés, mas se apaixona por Joe, um bom rapaz comprometido a outra mulher. Determinada a conquistá-lo, isso será a derrocada da vida de ambos.
O "1001 filmes para ver antes de morrer" defende Carmen Jones como um clássico devido a atuação poderosa de Dorothy Dandridge. Com certeza ela é uma das femme fatales mais potentes que já assisti e sua presença é muito importante por ser uma das primeiras atrizes negras de destaque em Hollywood.
Mas o que me chamou mesmo a atenção foi a adaptação ser inteiramente afrocentrada, contando apenas com um elenco negro até mesmo entre os figurantes - a relevância desse fator principalmente para a época em que foi produzido é única.
As cenas musicais são bem impressionantes, porém, se tratando de uma adaptação de uma ópera, acredito que alguns números poderiam ter trazido mais para o estilo musical e adaptando para o contexto em que a história se passa - muitos números estão presos ao estilo da ópera e não se encaixam bem nessa produção.
gênero: Musical
duração: 1h 45 min
ano de lançamento: 1954
estúdio: Otto Preminger Films
direção: Otto Preminger
roteiro: Oscar Hammerstein II, Harry Kleiner, Prosper Mérimée
fotografia: Sam Leavitt
Carmen Jones, uma jovem ambiciosa e sedutora, tem todos os homens aos seus pés, mas se apaixona por Joe, um bom rapaz comprometido a outra mulher. Determinada a conquistá-lo, isso será a derrocada da vida de ambos.
O "1001 filmes para ver antes de morrer" defende Carmen Jones como um clássico devido a atuação poderosa de Dorothy Dandridge. Com certeza ela é uma das femme fatales mais potentes que já assisti e sua presença é muito importante por ser uma das primeiras atrizes negras de destaque em Hollywood.
Mas o que me chamou mesmo a atenção foi a adaptação ser inteiramente afrocentrada, contando apenas com um elenco negro até mesmo entre os figurantes - a relevância desse fator principalmente para a época em que foi produzido é única.
As cenas musicais são bem impressionantes, porém, se tratando de uma adaptação de uma ópera, acredito que alguns números poderiam ter trazido mais para o estilo musical e adaptando para o contexto em que a história se passa - muitos números estão presos ao estilo da ópera e não se encaixam bem nessa produção.
Comentários
Postar um comentário