O Último Chá Do General Yen

poster filme o último chá do gerenal yen
título original: The Bitter Tea of General Yen
gênero: Guerra, Romance
duração: 1h 28 min
ano de lançamento: 1932
estúdio: Columbia Pictures
direção: Frank Capra
roteiro: Grace Zaring Stone, Edward E. Paramore Jr.
fotografia: Joseph Walker


Durante a guerra civil chinesa, uma missionária americana - que está no país para casar com seu noivo que está em uma missão - é sequestrada por um um general Chinês. Entre eles nascerá uma relação de amor e ódio.

Eu sempre tento por um filtro a época nos meus olhos para assistir a filmes antigos, mas sinceramente não entendi porque O Último Chá Do General Yen está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer". Acredito que seja só porque e um filme de Frank Capra que foge um pouco do seu padrão de produção.

Começo pelo fato de usarem um ator não chinês no papel principal, sendo que o filme está cheio de asiáticos como figurantes. Não faz sentido escalarem um ator sueco, ainda que a maquiagem tenha sido muito bem feita.

Agora, o que me incomodou mais foi a quantidade de discurso doutrinador missionário e de comentários extremamente xenofóbicos - ainda que se leve em conta a época em que foi produzido, acho que muita coisa ali é inaceitável mesmo para a década de 1930.

Nem vou entrar no mérito da síndrome de Estocolmo, que é mato no cinema de forma geral, mas a produção em si me lembrou bastante "O Rei E Eu". Já que estou citando outros filmes, a referência a "Nosferatu" foi bem colocada, mas também um tanto preconceituosa.


CLASSIFICAÇÃO: RUIM


Pôster e Ficha Tecnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...