Grande Sertão

poster filme grande sertão
título original: Grande Sertão
gênero: Drama
duração: 1h 148 min
ano de lançamento: 2023
estúdio: Globo Filmes 
direção: Guel Arraes
roteiro: Guel Arraes, Jorge Furtado, João Guimarães Rosa
fotografia: Gustavo Hadba


Riobaldo nos narra a história de como, por amor ao amigo Diadorim, acabou entrando para a gangue de Joca Ramiro, que trava uma guerra com a polícia no controle da periferia onde vivem.

Grande Sertão é uma releitura da obra Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa, se você deseja uma adaptação purista, nem passe perto desse filme.
 
Eu até entendo alguns que criticam a mudança "regional" da história, mas precisa-se ver também que, ainda que muito parecido com o contexto das favelas do Rio De Janeiro, a história se passa num cenário distópico e que pode existir em qualquer periferia brasileira.

Inclusive essa modernização do contexto é o que acredito ser a chave para atrair mais público não só ao cinema mas também para conhecer a obra original, eu terminei de assistir querendo reler o livro, pelo menos.

Como distopia, é lógico que a estética pode acabar nos lembro coisas que ja vimos, como "Mad Max", e o contexto de violência brasileira qualquer filme de ação nacional que já tenha abordado o assunto. Ainda assim, a produção inova.

Bebendo do estilo de ação não só hollywoodiano, o filme pisa bastante no campo teatral, o que deixa tudo ainda mais interessante. E, mesmo que trazendo muitos elementos modernos para a história, o choque disso com os diálogos seguindo exatamente o livro deixa tudo ainda mais interessante.

Todo o elenco parece beber também do teatro, interpretações bem dramáticas quase shakeaspereanas, o que prende bastante a atenção. Mas destaco principalmente Mariana Nunes que, na sua primeira aparição na primeira meia hora de filme me arrancou lágrimas, e Eduardo Sterblitch que parece tomado pelo diabo.

O uso constante de cores e luzes piscando e imagens muito dinâmicas pode cansar um pouco a vista e, lá pro último terço do filme, as cenas se tornam muitos escuras mesmo para dentro do cinema - que acredito que possa ser prejudicial para quando o filme for para a telinha.
 
Mas, se possível, assistam no cinema, vale o ingresso. A adaptação de Grande Sertão prova que a obra segue atual e condizente com nossa realidade até os dias de hoje.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb







Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...