Rumos Desiguais

poster filme rumos desiguais
título original: Housekeeping
gênero: Drama
duração: 1h 56 min
ano de lançamento: 1987
estúdio: Columbia Pictures
direção: Bill Forsyth
roteiro: Bill Forsyth,Marilynne Robinson
fotografia: Michael Coulter
direção de arte: Adrienne Atkinson


Década de 1950, após o suicídio da mãe, duas garotas vão morar com a avó. Depois que essa falece, elas acabam sob os cuidados de uma tia, Sylvie, porém as autoridades passam a questionar seu estilo de vida.

Rumos Desiguais é classificado pelo "1001 filmes para ver antes de morrer" como um filme agridoce e acho o termo bem adequado. O roteiro consegue ter uma abordagem melancólica e ao mesmo tempo com um certo humor sobre as adversidades envolvidas na trama.

E o mais interessante aqui é como o roteiro nos deixa livre para fazer várias interpretações. Por um lado, podemos ver a trama como um retrato do impacto das perdas e de uma família desestruturada nas pessoas, de como há vários tipos de construções de lares e estruturas familiares.

Por outro, podemos levar a análise para um âmbito mais individual. Por que Sylvie era vista como desajustada pela sociedade? A personagem, interpretada com muita delicadeza por Christine Lahti, ainda que dê sinais de um "desligamento" dos vínculos sociais, faz o su melhor para cuidar das sobrinhas.

Seria porque ela não atendia aos padrões femininos que eram esperados dela? Uma mulher que abandonou o casamento, o vínculo com um endereço fixo, praticamente se tornando uma andarilha, em nome de sua liberdade.

Os Rumos Desiguais das irmãs e o final em aberto nos deixam ainda mais reflexivos sobre o que o filme nos apresenta. Só não dei uma classificação melhor pois acredito que ele poderia ser um pouco mais dinâmico que não perderia sua mensagem.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...