O Direito Do Mais Forte É A Liberdade

poster filme o direito do mais forte é a liberdade
título original: Faustrecht der Freiheit
gênero: Drama
duração: 2h 03min
ano de lançamento: 1975
estúdio: Tango Film
direção: Rainer Werner Fassbinder
roteiro: Rainer Werner Fassbinder, Christian Hohoff
fotografia: Michael Ballhaus
direção de arte: Kurt Raab


Franz, um jovem gay da classe trabalhadora, ganha na loteria e se apaixona por um jovem elegante e filho de um industrial.

O que mais me chamou a atenção em O Direito Do Mais Forte É A Liberdade é como o roteiro não foca nas abordagens mais comuns do universo LGBTQA+, mas traz um tema mais rotineiro dentro da categoria - o que é uma reclamação que costumo ver comumente na internet.
 
O que rege o roteiro são as diferenças sociais entre os protagonistas. Ainda que Franz seja um malandro que domina as ruas e usa de sua libido para tirar vantagem de homens mais ricos e alçar um novo patamar, ao se envolver com Eugen, e se deixar seduzir por seu estilo de vida, ele se deixa ser manipulado e passado para trás. Como é dito no "1001 filmes para ver antes de morrer": é o retrato de uma sociedade em que o valor humano possui uma etiqueta de preço.

Eu só não classifiquei de forma melhor, pois na minha visão o desenvolvimento poderia ter sido mais dinâmico e as atuações deixaram um pouco a desejar. Mas independente disso, O Direito Do Mais Forte É A Liberdade tem uma premissa muito interessante e envolvente, não dá para passar inerte a esse enredo.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...