Meghe Dhaka Tara

poster filme meghe dhaka tara
título original: Meghe Dhaka Tara
gênero: Drama, Musical
duração: 02h 06 min
ano de lançamento: 1960
estúdio: Chitrakalpa
direção: Ritwik Ghatak
roteiro: Samiran Dutta, Ritwik Ghatak, Shaktipada Rajguru, Rabindranath Tagore
fotografia: Dinen Gupta
direção de arte: Ravi Chatterjee


Nita vive com sua família emCalcutá, vindos refugiados do Paquistão. Ela trabalha incessantemente e abre mãos de seus sonhos para ajudar a sustentar seus parentes.

Meghe Dhaka Tara retrata, de forma leve, as dificuldades que refugiados passam. Mas seu foco principal é em demonstrar como a omissão da protagonista em relação as atitudes de sua família a prejudicam.

O pai que ganha pouco, a mãe que não trabalha, o irmão que deseja ser músico e se limita a apenas viver seu sonho, a irmã que seduz seu noivo. Em dado momento é dita uma frase que é um bom resumo ao filme "aqueles que sofrem pelos outros sofrem para sempre".
 
Neste melodrama o que acompanhamos é a indiferença de todos os que são ajudados por Niita a seus sonhos. Quanto mais ela faz por eles, mas ela é deixada de lado e subjulgada. É muito doído ver a construção da personagem e sua degradação. Todos os personagens são tão bem construídos que não há como terminar o filme sem odiar profundamente essa família. Aqui, para mim, está o motivo dele estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Porém, acredito que a duração poderia ter sido um pouco menor, ele acaba se tornando um pouco repetitivo em alguns momentos, principalmente nas cenas musicais (para quem não é muito chegado no estilo, pode ser um tanto irritante ficar ouvindo o irmão de Nita cantando).


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb








Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...