Um Condenado À Morte Escapou

poster filme um condenado à morte escapou
título original: Un condamné à mort s'est échappé ou Le vent souffle où il veut
gênero: Suspense, Drama
duração: 1h 41 min
ano de lançamento: 1956
estúdio: Gaumont
direção: Robert Bresson
roteiro: André Devigny, Robert Bresson
fotografia: Léonce-Henri Burel
direção de arte: Pierre Charbonnier


Fontaine, um ativista da resistência francesa, é preso durante a ocupação alemã e condenado à morte. O que mantem sua esperança é um plano de fuga que começa a desenvolver.

Um Condenado À Morte Escapou é baseado na história verídica de Andre Devigni, mas mesmo que fosse totalmente ficcional sua trama valeira a pena da mesma forma.

O ritmo dos filmes de Robert Bresson sempre foi algo que me incomodou, difícil de prender a atenção e envolver. Mas aqui isso faz todo o sentido.

O minimalismo, os atores não-profissionais, a música quase totalmente evitada e, principalmente, a narração em off com tom moroso - o que sempre me deu soo em seus filmes - fazem todo o sentido para a construção dessa narrativa.

São elementos necessários para que a tensão do plano seja construída, que sintamos com ais impacto a soldão do protagonista, sua dificuldade de comunicação e os aspectos políticos que o envolvem.

Fico feliz que o "1001 filmes para ver antes de morrer" tenha trazido Um Condenado À Morte Escapou ao meu conhecimento e melhorado minha relação com o diretor.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...