O Homem De Mármore

poster filme o homem de mármore
título original: Czlowiek z marmuru
gênero: Drama
duração: 2h 45min
ano de lançamento: 1977
estúdio: Zespól Filmowy "X"
direção: Andrzej Wajda
roteiro: Aleksander Scibor-Rylski
fotografia: Edward Klosinski
direção de arte: Wojciech Majda, Allan Starski


Polônia, década de 1970. Uma estudante de cinema tem como projeto de conclusão de curso um filme sobre um operário glorificado como herói nos anos stalinistas do país.

O Homem De Mármore os apresenta um ponto de vista da necessidade do comprometimento do cinema com a verdade. Ao mesmo tempo que também aborda os momentos mais cruéis do comunismo e também o início da queda deste, retratando mudanças sociais importantes.

Em paralelo temos o protagonista caindo em si, após uma sabotagem que sofre, e se desapegando da image de herói e começando a questionar o status quo - mas não a ponto de virar um revolucionário.

A forma de construção da narrativa e bem interessante, não só intercalando presente e futuro, mas também apresentando cenas do documentário em que o protagonista aparece - com uma estética fidedigna as propagandas políticas da época.

Apesar de bem longo, O Homem De Mármore funciona e merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", assim como sua continuação "O Homem de Ferro".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...