O Gato Preto

poster filme o gato preto
título original: The Black Cat
gênero: Terror
duração: 01h 05min
ano de lançamento: 1934
estúdio: Universal Pictures
direção: Edgar G. Ulmer
roteiro: Edgar Allan Poe, Peter Ruric, Edgar G. Ulmer, Tom Kilpatrick
fotografia: John J. Mescall


A caminho de sua lua de mel, um casal sofre um acidente. Acompanhados de outro passageiro, eles se hospedam a casa de um amigo dele no caminho. Porém, aos poucos percebem que não foi uma boa ideia, ao descobrirem que o anfitrião retende fazer um ritual satânico com a moça.

O Gato Preto é a primeira parceria entre dois grandes nomes dos filmes de terror: Boris Karloff e Bela Lugosi. Só isso já garantiria, na minha opinião, seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

O estilo flerta bastante com o Expressionismo alemão e o castelo, em um estilo modernista, ajuda muito a reforçar a estética, com seus ângulos e sombras duras.

Apesar de ter sido feito 7 anos após o primeiro filme falado, O Gato Preto ainda carrega muito das atuações do cinema mudo, com trejeitos e expressões caricatas - o que pode parecer datado por um lado, mas é bem divertido por outro.

É claro que, nos dias atuais, o terror desse filme não faz nem cócegas, mas sua estrutura com certeza foi referência para muita coisa feita depois.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...