título original: Le jour se lève
gênero: Drama, Policial
duração: 1h 33min
ano de lançamento: 1939
estúdio: Productions Sigma
direção: Marcel Carné
roteiro: Jacques Viot, Jacques Prévert
fotografia: Philippe Agostini, André Bac, Albert Viguier, Curt Courant
direção de arte: Alexandre Trauner
Um cego, subindo as escadas do prédio onde vive, escuta uma discussão, um tiro e pouco depois um corpo rola abaixo. O assassino, François, se mantém trancado em seu quarto, enquanto é cercado pela polícia.
Trágico Amanhecer, apesar de não ser o primeiro filme a usar transições para marcar flashbacks, fez isso de forma tão inovadora que precisou de uma nota no início do filme para não confundir o público. Já temos um motivo para ele estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", não é mesmo?
Mas não só por isso, como também por sua fotografia e iluminação marcantes, que podem ser consideradas precursora dos fim noir.
O roteiro tem em seu protagonista um representante da classe operária, que passa toda a aura da alienação existencial devida as altas cargas laborais, a sensação de austeridade e claustrofobia da vida.
Também vale destacar as atuações dos quatro principais personagens que, mesmo que apresentados de forma picotada pela linha do tempo, tem suas personalidades muito bem definidas e expressadas.
gênero: Drama, Policial
duração: 1h 33min
ano de lançamento: 1939
estúdio: Productions Sigma
direção: Marcel Carné
roteiro: Jacques Viot, Jacques Prévert
fotografia: Philippe Agostini, André Bac, Albert Viguier, Curt Courant
direção de arte: Alexandre Trauner
Um cego, subindo as escadas do prédio onde vive, escuta uma discussão, um tiro e pouco depois um corpo rola abaixo. O assassino, François, se mantém trancado em seu quarto, enquanto é cercado pela polícia.
Trágico Amanhecer, apesar de não ser o primeiro filme a usar transições para marcar flashbacks, fez isso de forma tão inovadora que precisou de uma nota no início do filme para não confundir o público. Já temos um motivo para ele estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", não é mesmo?
Mas não só por isso, como também por sua fotografia e iluminação marcantes, que podem ser consideradas precursora dos fim noir.
O roteiro tem em seu protagonista um representante da classe operária, que passa toda a aura da alienação existencial devida as altas cargas laborais, a sensação de austeridade e claustrofobia da vida.
Também vale destacar as atuações dos quatro principais personagens que, mesmo que apresentados de forma picotada pela linha do tempo, tem suas personalidades muito bem definidas e expressadas.
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