Pobres Criaturas

poster filme pobres criaturas
título original: Poor Things
gênero: Drama, Comédia
duração: 2h 21 min
ano de lançamento: 2023
estúdio: Element Pictures
direção: Yorgos Lanthimos
roteiro: Tony McNamara, Alasdair Gray
fotografia: Robbie Ryan
direção de arte: Shona Heath, James Price


Bella Baxter volta a vida graças a um excêntrico cientista que a deixa presa em casa. Quando ela foge com um advogado, a acompanharemos na descoberta do mundo e do amor.

Pobres Criaturas é o queridinho do Oscar desse ano, para quem acompanha as redes sociais de cinema só se vê elogios sendo rasgados. Isso pode deixar as expectativas lá em cima, o que é um problema.

À parte do problema dos jovens em ter muitas cenas de sexo - que já fique claro, fazem total sentido no enredo - o que acabou me incomodando um pouco foi ver essa condução ter sido feita por um diretor homem em um roteiro claramente feminista.

Dito isso, o enredo traz uma homenagem e modernização de Frankenstein bem interessantes e com certeza tanto o roteiro quanto vários simbolismos utilizados na história estão dando pano pra manga nas rodinhas de psicólogos. Não ou me aprofundar em quanto o filme aborda as necessidades primárias do ser humano, mas esse é o carro chefe.

O que mais me chamou a atenção foi a direção artística e de fotografia que nos entregam cenas lindas, com cores e texturas quase palpáveis. Por outro lado, o uso de grande angular - que a princípio é bem interessante - em dado momento pode começar a ficar cansativo.

Outro ponto em destaque são as atuações. Willem Dafoe no papel esquisitão é um lugar comum, que ele faz com maestria sempre, agora Emma Stone entrega aqui talvez o melhor trabalho de sua vida - merece muito a indicação que recebeu a Melhor Atriz.

Apesar de tudo isso, a sensação que Pobres Criaturas me deixa é que quiseram fazer algo muito diferente, mas que acaba caindo num lugar comum de diferentão na medida para agradar as premiações. Achei interessante, gostei, mas esperava ser arrebatada, o que não aconteceu.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...