O Quarto Homem

poster filme o quarto homem
título original: De vierde man
gênero: Suspense
duração: 1h 42min
ano de lançamento: 1983
estúdio: Verenigde Nederlandsche Filmcompagnie (VNF)
direção: Paul Verhoeven
roteiro: Gerard Reve, Gerard Soeteman
fotografia: Jan de Bont

Gerard, um escritor alcoólatra e bissexual, se envolve com Christine, uma mulher sedutora e rica. Enquanto acaba se envolvendo também com o namorado dela, ele passa a ter suspeitas de que ela matou seus três maridos anteriores.

O Quarto Homem tem um quê sedutor em todo seu roteiro, além de ter na antagonista a figura de femme fatale muito utilizada nos anos 1980.

O roteiro nos apresenta um enred com bastante suspense e que deixa no ar vários simbolismos religiosos - que parecem querer dizer algo, mas que os próprios roteiristas e diretor afirmaram estar ali apenas para provocar os críticos.

O fato do mistério principal permanecer indefinido mesmo depois do final do filme é algo que me agrada, além da estética que flerta com trash funcionar muito bem nesse contexto. Termos um protagonista bissexual é algo fora dos padrões para a época e foi uma interessante surpresa.
 
Apesar disso, apenas consegui ver O Quarto Homem como um filme curioso de assistir, mas não tão marcante assim para estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer". Talvez esteja por ser o último filme de Paul Verhoeven em sua fase europeia.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...