Morta-Viva

poster filme a morta-viva
título original: I Walked with a Zombie
gênero: Fantasia, Terror
duração: 01h 09min
ano de lançamento: 1943
estúdio: RKO Radio Pictures
direção: Jacques Tourneur
roteiro: Curt Siodmak, Ardel Wray, Inez Wallace, Charlotte Brontë
fotografia: J. Roy Hunt


Betsy é contratada para ser enfermeira de da espoa de um grande fazendeiro nas Índias Ocidentais. Ela acaba se envolvendo nos dramas familiares e passa a suspeitar que a enferma seja uma zumbi.

O roteiro de A Morta-Viva é o mais sinistro possível, para a época. Porém, ainda que se esforce para mostrar o folclore caribenho de forma séria, o que seria desdenhado por outras produções da época, mesmo assim pode ser um tanto incômodo ver os personagens brancos tratando a cultura dos locais como primitiva ou inferior.

Essa sensação é amenizada com o fato de eles serem os corretos na história, os que realmente enxergam o que está acontecendo, mas mesmo assim coloca uma camada de ultrapassado no filme, sendo que seu enredo tinha condições de ainda ser bem atual.

O drama amoroso que é colocado entre os protagonistas, ao meu ver, é completamente dispensável. Mas o que ocorre com o passado da família, que fica ali um pouco nebuloso, é bem interessante e poderia ter sido mais abordado.
 
A fotografia de A Morta-Viva é um dos grandes colaboradores para que o elemento terror seja exaltado - o jogo de sombras e personagens camuflados no meio dos ambientes é muito interessante. Isso e a participação, ainda que pequena, mas primorosa de Darby Jones são os pontos que justificam estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...