Manila - Nas Garras De Neon

poster filme manila nas garras de neon
título original: Maynila sa mga kuko ng liwanag
gênero: Drama
duração: 2h 05min
ano de lançamento: 1975
estúdio: Cinema Artists
direção: Lino Brocka
roteiro: Edgardo Reyes, Clodualdo Del Mundo Jr.
fotografia: Mike De Leon, Clodualdo Del Mundo Jr.


O pescador Julio Mandiaga sai de sua vila e part para a capital em busca de sua namorada, Ligaya, que foi levada com a promessa de trabalho. Ele consegue um trabalho temporário e passa por situações difíceis, enquanto cota com a ajuda de amigos para procurá-la.

O que mais gosto no "1001 filmes para ver antes de morrer" é a possibilidade de ter contato com filmes que eu provavelmente não escolheria por conta própria assistir. Quando iria imaginar ver um filme filipino da década de 1970? E foi assim, uma bela surpresa, com Manila - Nas Garras De Neon.

O roteiro talvez beire o melodrama, seu fim trágico é quase óbvio desde o início. Mas a forma como o romance entre os protagonistas serve de gancho para explorar vários problemas sociais, como precarização do trabalho, tráfico de pessoas, exploração sexual, pobreza extrema, etc, é muito interessante.

Inclusive, essa abordagem feia dos problemas sociais filipinos me lembrou de certa forma o retrato brasileiro feito em "Pixote:  A lei do mais fraco".

Trilha sonora e fotografia ajudam em muito na sensação constante de sufocamento e falta de perspectiva que o filme tenta nos passar.

O único ponto que me incomodou um pouco em Manila - Nas Garras De Neon foi a quantidade de flashbacks, que achei um pouco excessivas e repetitivas. Mas isso não impacta na experiência diferenciada e reveladora que foi assistir a esse filme.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...