título original: Maynila sa mga kuko ng liwanag
gênero: Drama
duração: 2h 05min
ano de lançamento: 1975
estúdio: Cinema Artists
direção: Lino Brocka
roteiro: Edgardo Reyes, Clodualdo Del Mundo Jr.
fotografia: Mike De Leon, Clodualdo Del Mundo Jr.
O pescador Julio Mandiaga sai de sua vila e part para a capital em busca de sua namorada, Ligaya, que foi levada com a promessa de trabalho. Ele consegue um trabalho temporário e passa por situações difíceis, enquanto cota com a ajuda de amigos para procurá-la.
O que mais gosto no "1001 filmes para ver antes de morrer" é a possibilidade de ter contato com filmes que eu provavelmente não escolheria por conta própria assistir. Quando iria imaginar ver um filme filipino da década de 1970? E foi assim, uma bela surpresa, com Manila - Nas Garras De Neon.
O roteiro talvez beire o melodrama, seu fim trágico é quase óbvio desde o início. Mas a forma como o romance entre os protagonistas serve de gancho para explorar vários problemas sociais, como precarização do trabalho, tráfico de pessoas, exploração sexual, pobreza extrema, etc, é muito interessante.
Inclusive, essa abordagem feia dos problemas sociais filipinos me lembrou de certa forma o retrato brasileiro feito em "Pixote: A lei do mais fraco".
Trilha sonora e fotografia ajudam em muito na sensação constante de sufocamento e falta de perspectiva que o filme tenta nos passar.
gênero: Drama
duração: 2h 05min
ano de lançamento: 1975
estúdio: Cinema Artists
direção: Lino Brocka
roteiro: Edgardo Reyes, Clodualdo Del Mundo Jr.
fotografia: Mike De Leon, Clodualdo Del Mundo Jr.
O pescador Julio Mandiaga sai de sua vila e part para a capital em busca de sua namorada, Ligaya, que foi levada com a promessa de trabalho. Ele consegue um trabalho temporário e passa por situações difíceis, enquanto cota com a ajuda de amigos para procurá-la.
O que mais gosto no "1001 filmes para ver antes de morrer" é a possibilidade de ter contato com filmes que eu provavelmente não escolheria por conta própria assistir. Quando iria imaginar ver um filme filipino da década de 1970? E foi assim, uma bela surpresa, com Manila - Nas Garras De Neon.
O roteiro talvez beire o melodrama, seu fim trágico é quase óbvio desde o início. Mas a forma como o romance entre os protagonistas serve de gancho para explorar vários problemas sociais, como precarização do trabalho, tráfico de pessoas, exploração sexual, pobreza extrema, etc, é muito interessante.
Inclusive, essa abordagem feia dos problemas sociais filipinos me lembrou de certa forma o retrato brasileiro feito em "Pixote: A lei do mais fraco".
Trilha sonora e fotografia ajudam em muito na sensação constante de sufocamento e falta de perspectiva que o filme tenta nos passar.
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