Free Zone

poster filme free zone
título original: Free Zone
gênero: Drama
duração: 1h 30 min
ano de lançamento: 2005
estúdio: Agav Films
direção: Amos Gitai
roteiro: Amos Gitai, Marie-Jose Sanselme
fotografia: Laurent Brunet


Rebecca, uma americana vivendo em Jerusalém, acompanha Hanna, uma judiada motorista, até a zona franca para cobrar um dinheiro que estão devendo a seu marido. Lá elas encontram Leila que irá com elas em busca do tal devedor.

Free Zone transporta para três personagens o conflito entre Jerusalém, Palestina e a intromissão dos EUA nesse processo. Pode parecer simplista, mas é uma forma interessante de narrar essa trama complexa para quem talvez ao esteja muito familiarizado com o contexto.

O que me incomodou mais no roteiro, e pode parecer um detalhe, é o enredo de Rebecca. Como ela foi parar em Jerusalém, porque deseja ir embora, nada disso foi muito bem explicado.

Para além disso, os quase 5 minutos de Natalie Portman chorando em câmera fechada logo no início do filme não são muito convidativos a continuar assistindo, principalmente porque pouca coisa depois temos uma sequência de flashbacks com cenas sobrepostas bem difícil de acompanhar.

Mas o fato de Free Zone quase todo passar dentro de um carro, ou pelo menos dentro de ambientes fechados ou com cenas em close, ajuda em muito a construir o cenário de tensão e apreensão que a história pede.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...