As Quatro Irmãs

poster filme as quatro irmãs
título original: My Brilliant Career
gênero: Drama, Romance
duração: 1h 40min
ano de lançamento: 1979
estúdio: Greater Union Organisation (GUO)
direção: Gillian Armstrong
roteiro: Eleanor Witcombe, Miles Franklin
fotografia: Donald McAlpine
direção de arte: Luciana Arrighi


Austrália, inicio do século XX. Sybylla é uma jovem levada que sonha em ter uma carreira brilhante, enquanto sua família e a sociedade desejam que siga uma vida mais comportada e restrita. Quando ela encontra um homem que pode lhe proporcionar os dois, surgem os conflitos.

As Quatro Irmãs (ainda não entendi porque traduziram dessa forma) é baseado no livro de Miles Franklin, uma autora australiana feminista que abordava muito os dois temas em suas obras.

O interessante é observar que essa adaptação foi feita em uma década onde o cinema australiano e o movimento feminista estavam em alta. Boa parte da produção é composta por mulheres e forma como abordam a temática garante seu lugar dentro dos "1001 filmes para ver antes de morrer".

O roteiro passa em uma época e classe da sociedade que já vimos sendo abordados muitas vezes no cinema, a comparação com filmes baseados na obra de Jane Austen é inevitável, principalmente pela protagonista fora dos padrões. A diferença aqui é que ela não muda perante uma paixão.

Em certo momento uma personagem diz a ela que "a solidão é o preço pela independência" , o que para mim é um belo resumo do filme e também do destino de muitas mulheres até os dias atuais.

Para completar, temos uma fotografia belíssima, uma direção que conduz de forma suave a trama e uma interpretação maravilhosa de Judy Davis.

As Quatro Irmãs é uma experiência muito agradável, vale ser visto.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...