Daqui a Cem Anos

poster filme daqui a cem anos
título original: Things to Come
gênero: Ficção Científica
duração: 1h 40min
ano de lançamento: 1936
estúdio: London Film Productions
direção: William Cameron Menzies
roteiro: H.G. Wells
fotografia: Georges Périnal


Década de 30, uma nova Guerra Mundial se inicia e dura 25 anos, destruindo o mundo a tal ponto que a população volta a viver em moldes similares ao feudalismo. Mas graças a inteligência do homem, acompanhamos o progresso da civilização durante os 100 anos seguintes.
 
Daqui a Cem Anos é tido por alguns críticos como o primeiro filme de verdade de ficção científica por abranger um cenário de análise do curso da história que levou até aquele ponto.

Ainda que o roteiro seja uma adaptação das especulações de H. G Wells, é curioso ver um filme de 1936 prever a Segunda Guerra Mundial, que começaria dali alguns anos e a chegada do homem a lua, que ocorreria em 3 décadas mas no filme foi retratado 100 anos depois.

O que pode ser cansativo é a escolha de um período tão longo, com isso não temos personagens para acompanhar suas histórias, mas apenas comunicadores das mensagens de cada tempo. Inclusive essas mensagens tem um tom bem discursivo, visto que o filme tende a retratar esse progresso histórico de uma maneira quase filosófica.

É claro que os efeitos especiais são precários, mas para quem, como eu, gosta de imaginar como eles eram feitos, Daqui A Cem Anos é um prato cheio. Com certeza uma experiência única e visionária para a época, merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...